As pessoas que recebem muitas chamadas indesejadas. Podem bloquear as ligações de ‘telemarketing’ no celular. Existem diversas maneiras para tanto. A Anatel fornece o serviço Não Me Perturbe, uma lista nacional onde os consumidores escolhem quais empresas terão as chamadas impedidas. Além disso, o Procon de vários estados e municípios brasileiros também oferecem opções de bloqueio regionais.
Não Me Perturbe
É uma ferramenta nacional criada pela Anatel, em julho de 2019, que permite solicitar o bloqueio de ligações de telemarketing em todo o Brasil. O serviço abrange empresas de telecomunicação (telefone móvel e fixo, TV por assinatura e internet) e instituições financeiras (empréstimos consignados e cartão de crédito consignado).
Inicialmente, o cadastro bloqueava apenas os serviços das empresas de telecomunicação Algar, Claro/Net, Claro NEXT (antiga Nextel), Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Telefônica/Vivo.
Recentemente, alguns bancos também passaram a fazer parte da iniciativa: Agibank, Banco Alfa, Banco do Brasil, Banrisul, Banrisul, BMG, Bradesco, Bradesco Financiamentos, BRB, BV, Caixa, Cetelem, CCB Brasil, Digio, Daycoval, Facta Financeira, Financeira Alfa, Inter, Itaú-Unibanco, Itaú Consignado, Mercantil do Brasil, Mercantil do Brasil, Financeira, Olé Consignado, PAN, Paraná Banco, Safra, Santander, Sicredi, Zema Financeira
O consumidor poderá informar o número de telefone que deseja realizar o bloqueio, O bloqueio ocorre em até 30 dias após a data da solicitação.
Após esse período, caso o consumidor ainda receba alguma chamada, ele poderá entrar em contato com a empresa e preencher um formulário relatando o ocorrido. A empresa então terá até cinco dias para explicar a ocorrência. Ela poderá ser punida se for provado o descumprimento do bloqueio.
Outro ponto importante é que o bloqueio abrange apenas ligações de telemarketing, ou seja, oferta de serviços e produtos não solicitados. O usuário poderá continuar recebendo chamadas com confirmação de dados, prevenção a fraudes, cobranças e outros serviços bancários. O mesmo vale para SMS.
Como ativar o Não Me Perturbe É possível realizar o cadastro no site por meio do computador ou do smartphone. Entre no site naomeperturbe.com.br e siga os seguintes passos.
Passo 1. Caso não tenha cadastro, clique em “Quero me cadastrar”.
Passo 2. Após selecionar a opção de cadastro, o consumidor deve informar nome completo, CPF, e-mail e criar uma senha contendo no mínimo oito caracteres, sendo pelo menos um maiúsculo, um minúsculo, um número e um caractere especial. Em seguida, marque a caixa dizendo que concorda com os termos de uso, confirme que não é um robô e clique em “Enviar”.
Passo 3. Será enviado em e-mail de confirmação para o endereço solicitado. Clique em “Entendi”.
Passo 4. Vá até o e-mail e clique em “Validar e-mail” para concluir o cadastro.
Passo 5. Em seguida, volte à página inicial do Não Me Perturbe e clique em “Efetuar Login”. Informe o e-mail ou telefone cadastrado, coloque a senha e marque a caixa confirmando que não é um robô. Clique em “Enviar”.
Passo 6. Na página que se abrir, clique em “Novo bloqueio” para cadastrar o número de celular.
Passo 7. Digite o número do telefone e selecione as prestadoras e instituições financeiras que deseja bloquear. Confirme que não é um robô e clique em “Enviar”. O bloqueio será realizado em até 30 dias após a solicitação.
Whoscall
Um aplicativo gratuito que permite ao usuário identificar e bloquear números desconhecidos sem precisar atender a ligação. Disponível para Android e iOS, o app conta com uma base de dados de números cadastrados do mundo todo. Cada vez que um consumidor recebe uma chamada, ele pode reportar quem ligou e alertar aos outros usuários, como se fosse uma comunidade de rede social.
Passo 1. Ao abrir o aplicativo, clique em “Começar” e aceite as definições de chamadas do aplicativo.
Passo 2. Faça login com Facebook ou Google e selecione o DDD de origem. A seguir, a página principal será aberta. Nela estarão todas as últimas ligações recebidas pelo celular com identificação. Na parte inferior, clique em “Bloquear”.
Passo 3. Na aba que será aberta é possível bloquear números de acordo com operadoras, bancos e outros DDDs. Dá também para restringir números privados, internacionais e contatos que não estejam na lista do usuário.
No Whoscall, é possível bloquear números de acordo com operadoras, bancos e outros DDDs — Foto: Larissa Infante/TechTudo
Passo 4. Na parte de cima, é possível ver os números bloqueados. Dá também para criar uma lista com contatos permitidos, ou seja, números que poderão ligar para o aparelho.
Passo 5. Para bloquear um número em específico, basta voltar à tela inicial e clicar em cima da chamada. Na página que se abrirá, clique em bloquear e reporte o motivo, para ajudar outros usuários. Dá também para enviar um relatório com informações sobre a chamada, o que ajuda usuários na hora de atender ou não a chamada deste mesmo número.
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