Pular para o conteúdo principal

Dicas de como recuperar olfato e paladar depois da COVID-19

 

Uma das consequências da COVID-19 é a perda do olfato e do paladar. Mas, não precisa ser algo definitivo: há métodos para que o recupere esses sentidos. A ocorrência de hiposmia (perda parcial) e de anosmia (perda total) do olfato e do paladar são comuns em casos de infecções respiratórias, mas uma pesquisa da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial (ABORL – CCF) revela que, em pacientes afetados pela COVID-19, a recuperação se dá em um período de tempo maior.

Óleo de rícino

Os especialistas recomendam colocar uma gota de óleo de rícino aquecido em cada narina duas vezes ao dia. A prática é benéfica na eliminação da inflamação.

Alho

Outra dica que pode ajudar a trazer o retorno do paladar é adicionar 2 a 3 dentes de alho picados a um copo de água e ferver em uma panela. Assim que a mistura esfriar, coar completamente e beber. Isso porque as propriedades anti-inflamatórias dos compostos do alho podem ajudar a tratar o nariz.

Mel e limão

A pessoa que perdeu o paladar também pode adicionar limão e mel a um copo de água e beber a mistura, que tem um forte cheiro cítrico. As propriedades desses dois ingredientes podem ajudar no retorno do paladar e do olfato.

Gengibre

Outra dica dos médicos é pegar um pedaço de gengibre descascado e mastigar lentamente, em intervalos regulares. Se não puder mastigar o pedaço de gengibre diretamente, é válido tomar o chá da raiz. A dica é fazer isso diariamente, porque o aroma do gengibre é forte e pode melhorar o olfato e o paladar.

Terapia para estimular os sentidos

Há ainda, uma espécie de treinamento olfativo. Trata-se de um método sem contraindicações para acelerar a recuperação do olfato, em que o médico orienta o paciente a sentir, por alguns segundos, quatro categorias de odores sob a forma de óleos essenciais de eucalipto, limão, rosas e cravo, pelo menos duas vezes ao dia. Alternativamente, podem ser utilizados café, cravo, mel, vinagre de vinho tinto, pasta de dente de menta, essência de baunilha e suco de tangerina concentrado. O paciente deve pensar no cheiro de cada substância, esforçando-se para senti-lo. Quanto ao paladar, também há formas de treinar para recuperá-lo: o especialista orienta a degustação de alimentos diversos, desde que tenham os cinco gostos básicos (doce, salgado, amargo, azedo e umami).


Fonte: Healthshots, Universidade de Fortaleza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça o pano da Apple que custa R$ 219

  A Apple colocou à venda em seu site oficial um acessório inusitado: um pano de polimento que custa R$ 219. O novo produto chegou junto com os lançamentos da última segunda-feira (18), quando foram apresentados novos MacBook Pro e AirPods.

Far Cry 6: PETA quer proibir rinhas de galo no jogo

  Na última quarta-feira (6), a Ubisoft finalmente lançou o tão esperado "Far Cry 6", mas não demorou muito para receber comentários. A PETA, organização não governamental dedicada aos direitos dos animais, criou um abaixo-assinado para tentar excluir um dos minijogos disponíveis na aventura:

WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar 04/10/2021

  O aplicativo WhatsApp caiu no início da tarde desta segunda-feira (4). Segundo o site Down Detector, que reúne dados sobre a instabilidade em serviços na internet, recebeu mais de 8.000 notificações sobre problemas no serviço. Também há relatos de falhas no Instagram e no Facebook.