E se…? está perto do final da primeira temporada. e hoje 29/09/2021 foi ao ar o penúltimo episódio da primeira temporada, que serve não só para apresentar uma das realidades mais observadas por Vigia, mas também para ligá-la a todas as outras que já foram apresentadas nos capítulos anteriores.
Aqui, vemos “E se Ultron tivesse vencido”, passando por um universo em decomposição onde o robô assassino começou a usar o corpo de Visão para conquistar toda a humanidade - e muito mais.
Vingadores: Era de Ultron
Como todos os episódios anteriores, este novo capítulo de E se...? tenta subverter um filme específico da Marvel - e, neste caso, é Avengers: Age of Ultron. Aqui vemos exatamente o que aconteceria se Ultron tivesse vencido a batalha contra os Vingadores.No filme, os heróis conseguem impedi-lo de usar o corpo de Vision como sua "forma final", mas no episódio animado, ele não se detém e acaba transferindo sua consciência para o Sintozóide. Graças aos poderes da Visão, ela se torna indestrutível e imparável.
Gavião & Viúva
No capítulo, descobrimos que a maioria dos heróis mais poderosos da Terra morreu em um confronto com Ultron, deixando apenas a Viúva Negra e o Gavião. Ver esses dois juntos é um grande presente para os fãs o tempo todo.Será ainda melhor quando lembrarmos que Natasha Romanov deu a vida para salvar o namorado e, por isso, os dois não aparecerão mais no Universo Cinematográfico da Marvel - pelo menos não na realidade principal. E aqui a dinâmica entre os dois é espetacular.
Thunderbolt Ross
Em determinado momento do episódio, vemos Ultron executando seu plano para destruir toda a humanidade, usando ogivas nucleares e mísseis para cumprir seus objetivos. Nesse momento, temos um vislumbre de todos os Vingadores mortos.Porém, também temos uma breve cena que se passa em algum quartel-general do governo ou do Exército norte-americano, e podemos ver o General Thaddeus "Thunderbolt" Ross, que inclusive já participou de alguns episódios de What If...? (incluindo o anterior a esse).
A família Barton
Quando Clint Barton vê toda a destruição causada por Ultron, a única coisa que ele consegue dizer é: "Laura...". Nesse momento, ele sabe que sua esposa e sua família foram condenados a morrer devido às ações do robô assassino.Não é à toa que, no episódio, ele está com um visual bem parecido com o que ele tinha em Vingadores: Ultimato - apesar de não estar vestido como Ronin. No filme, ele também se torna um vigilante mais violento e sanguinário após a "morte" de sua família (que depois foi revertida).
Titã Louco vs. Ultron
Uma das cenas mais interessantes do episódio se dá quando Thanos surge para coletar a última Joia do Infinito. Ele encontra o Visão/Ultron que, sem nenhuma resistência, consegue parti-lo ao meio usando sua Joia da Mente.É dessa forma que o vilão coleta as Joias do Infinito e fica ainda mais forte e poderoso, partindo para destruir vários planetas e acabar com toda a vida no universo. Isso acaba se tornando o principal mote do episódio e também nos lembra de uma saga bem famosa
Aniquilação: Conquista
Tanto o visual de Visão/Ultron quanto seus planos parecem ter sido inspirados por uma saga bem peculiar da Marvel Comics, chamada Aniquilação: Conquista, publicada entre 2007 e 2008 e que serve como uma "sequência direta" para os eventos de Aniquilação.Na trama do quadrinho, é Ultron que sai pelo universo, fazendo sua conquista enquanto enfrenta vários heróis cósmicos - como os Guardiões da Galáxia. Na saga, apesar dele não possuir as Joias do Infinito ou o corpo do Visão, ele também tem um visual mais robusto e uma capa vermelha.
Mapa da destruição
Logo após conquistar todo o poder das Joias do Infinito, o robô tem a chance de exterminar mundos e planetas à sua disposição. Aqui, podemos observá-lo destruindo lugares já conhecidos, como Asgard, Xandar, Sakaar e até mesmo Ego, o Planeta Vivo.É nessa cena que temos outra participação especial muito bem-vinda: a Capitã Marvel aparece em Xandar para tentar derrotá-lo, chegando a levá-lo para o núcleo do planeta. Infelizmente, ele se mostra mais poderoso e consegue matar ela, explodindo o planeta.
O Exterminador do Futuro
Quando a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro vão procurar por uma forma de deter Visão/Ultron, eles acabam parando em uma sala cheia de arquivos na Rússia - e é aí que temos uma verdadeira trilogia de referências a grandes clássicos do cinema.Primeiro, os dois falam sobre como a "Skynet dominou o mundo", em uma nítida referência à saga do Exterminador do Futuro, a franquia popular protagonizada por Arnold Schwarzenegger na qual, em um futuro desolado, a humanidade está quase sendo exterminada pelas máquinas.
Indiana Jones
Depois, quando eles entram na sala dos arquivos e veem diversos corredores cheios de material de pesquisa, Clint Barton chega a comentar o seguinte: "Você já viu Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida?", ao passo que a Viúva diz que é um de seus filmes favoritos.Esse foi o longa que deu origem à franquia do Indiana Jones - e que agora é uma propriedade da Disney, com um quinto filme a caminho. Além disso, a referência diz respeito a uma cena onde também vemos um vasto corredor cheio de caixotes com arquivos e relíquias.
Star Wars
Fechando a trilogia dos easter-eggs de filmes, há um momento onde o Gavião também fala sobre os "planos da Estrela da Morte não terem sido encontrados na sala de arquivos". Outra conexão com mais uma franquia da Disney, dessa vez Star Wars.A Estrela da Morte apareceu pela primeira vez no Episódio IV, Uma Nova Esperança, e trata-se de uma arma de destruição em massa criada pelo Império, capaz de dizimar planetas inteiros - o que certamente é o caso do Ultron nesse episódio.
O escudo do Guardião Vermelho
Enquanto fuçam na sala de arquivos, a Viúva Negra acaba encontrando uma relíquia bem importante da Rússia: um escudo muito similar ao do Capitão América, só que inteiramente vermelho e branco. Quem assistiu ao filme solo da heroína sabe o que é isso.Trata-se do escudo de Alexi Shostakov, o Guardião Vermelho - que era quase como um "análogo" do Capitão América para a União Soviética. Após ver o objeto, Natasha decide usá-lo, honrando seu "pai de criação", como nós vimos no longa da heroína.
Armin Zola
Logo descobrimos qual é a única forma de deter o Visão/Ultron (ao menos, de acordo com o Vigia): trata-se de Armin Zola, o cientista aliado da HIDRA que transferiu sua consciência para vários computadores, ficando vivo mesmo após a morte de seu corpo.Ele retorna aqui em outra base - falaremos dela a seguir -, mas é curioso notar que o episódio faz referência a Capitão América: O Soldado Invernal, ao mostrar que a sala onde a Viúva e o Capitão encontraram ele antes havia sido destruída - como aconteceu no filme.
Base da HIDRA na Sibéria
O novo "corpo" de Zola foi encontrado em uma base da HIDRA na Sibéria, onde conduziam experimentos para criar novos supersoldados. E se você reconhece esse lugar, é porque ele já foi mostrado em Capitão América: Guerra Civil.A base em questão é onde acontece todo o terceiro ato do filme, e onde o Homem de Ferro confronta não apenas o Capitão América como também o Soldado Invernal. Aqui, podemos ver vários ambientes que estavam no filme - embora não soubéssemos que havia um backup de Zola ali.
O sacrifício de Clint Barton
Depois que eles conseguem invadir a base na Sibéria e fazer um novo backup de Zola, todos são atacados por Ultron - e cabe ao Gavião Arqueiro usar uma flecha-USB para transformar um dos robôs em um corpo funcional para o cientista da HIDRA.Eventualmente, eles precisam fugir (pelo mesmo lugar onde passam o Capitão América e o Soldado Invernal em Guerra Civil), mas Clint sabe que os robôs vão capturá-los. No fim, ele se sacrifica para salvar Natasha, em uma subversão da morte da heroína em Vingadores: Ultimato.
Viagem pelo Multiverso
Após tudo isso, vemos Visão/Ultron quebrando pau com o Vigia, ao mesmo tempo em que os dois viajam por diferentes realidades e universos. Aqui, temos várias participações especiais curiosas, e podemos ver habitantes de Wakanda e Skrulls, entre outros.Uma cena curiosa dessa sequência mostra o Ultron em frente a um telão onde o Capitão América faz um discurso de posse como presidente dos EUA. Recentemente, a produtora A.C. Bradley admitiu que a ideia de um episódio focado nisso foi recusada pela Marvel, mas eles conseguiram colocar uma breve referência mesmo assim.
O retorno do Doutor Estranho maligno
Ao fim do episódio, o Vigia é forçado a fugir para poder se esconder do Visão/Ultron, que parece ter tomado conta da "base" onde o alienígena observava todo o Multiverso. Ele acaba indo parar em um lugar pequeno e sem vida, onde recebe uma visita curiosa.Trata-se do Doutor Estranho "do mal" que já havia aparecido no quarto episódio de What If...?. A cena inclusive espelha muito o final desse episódio, já que o Vigia pede ajuda de Estranho e ele aceita (no quarto, é Estranho que pede ajuda e o Vigia recusa, confinando-o naquele universo).
Vigia quebra seu juramento
Ao fim do episódio, após se encontrar com o Doutor Estranho maligno, o Vigia afirma que vai quebrar sua promessa e que finalmente vai intervir na vida daqueles que observa, pois essa será a única forma de deter o Visão/Ultron e seu frenesi assassino.Ele toma essa decisão porque sabe que o vilão é capaz de destruir todo o Multiverso, se tiver a oportunidade. Nos quadrinhos, todos os membros da raça de Uatu fizeram um juramento para não intervir, apenas observar - e isso pode trazer problemas para o Vigia.
Comentários
Postar um comentário